BBB17: Namorado de Marinalva conta como ela superou a tragédia

Primeira participante do reality com necessidades especiais tem história incrível

Por Patricia Battaglia

Marinalva BBB17 | <i>Crédito: Globo/Paulo Belote
Marinalva BBB17 | Crédito: Globo/Paulo Belote
Diversidade é o tema do BBB17 e a paratleta Marinalva, de 39 anos, ilustra bem isso. Ela é a primeira deficiente a participar do programa e tem sido vista como uma competidora forte pelos colegas de confinamento, e aqui fora tem uma torcida do tamanho do Brasil. Sua história de vida é repleta de reviravoltas. Aos 15 anos Mari sofreu um acidente de moto que a fez perder uma perna. Porém, ela ganhou uma força que jamais pensou ter. 
A sister participou, por exemplo, das Paralimpíadas 2016 e pretende ir ao Japão para a próxima edição, em 2020. Mãe de três filhos (Robert, 21, Pedro, 15, e Bento, 7), a atleta não tem medo de ir à luta, como reforça o namorado, Valter Stoiani

TITITI – Como foi o acidente da Marinalva?
Valter Stoiani – Com 15 anos, Mari, que não sabia dirigir nada, pegou uma moto emprestada de um amigo, entrou numa rua e um carro a pegou. Ela machucou muito a perna, teve fraturas... 

Foi aí que amputou?
Os médicos tentaram salvar a perna com procedimentos, mas, como infeccionou, Mari começou a correr risco de vida. A solução foi amputar. 

E quando ela acordou e viu o que tinha acontecido?
Ela passou muito tempo sedada e foi a família quem sofreu mais. A mãe dela não queria autorizar a amputação. Quem assinou foi uma das irmãs da Marinalva. 

Por que ela não quis assinar?
Ela não queria uma filha amputada, não sabia lidar com isso direito. Chegou a afirmar na época que preferia uma filha morta à amputada. Hoje a mãe tem um orgulho enorme da Mari. Tenta participar de todos os projetos... Tem um verdadeiro carinho e admiração por ela ter superado tudo como superou. 

Voltando à Mari, como foi o processo de aceitação dela?
Uma coisa impressionante, porque foi tudo muito rápido. No começo ela sofreu, se sentia pequena. Mas depois que entendeu tudo, começou a viver de novo. Ia à festas, se divertia, se lançou na vida! 

Ela é do tipo mãezona?
Nossa, ela é extremamente dedicada, carinhosa e os filhos sentem total orgulho. 

Como vocês se conheceram?
Eu fazia triathlon e ela estava começando nos esportes, experimentando próteses para correr. Começamos a ser amigos e a relação foi crescendo. Estamos juntos desde 2014. 

De que maneira o esporte entrou na vida dela?
Ela não praticava esportes antes do acidente. Ele foi introduzido na vida dela como forma de superação, mesmo. Em 2012 ele se transformou em  uma coisa séria para ela. 

Marinalva já tem algumas vitórias sensacionais, carreira, né?
Sim! Ela começou com atletismo, a primeira pessoa a correr a São Silvestre de muletas. Isso em 2012. Depois ela participou das Paralimpíadas 2016 como esportista de Vela e pretende ir à de Tóquio. Ela já estava treinando antes de entrar no Big Brother Brasil. 

Se ela ganhar o BBB, o que fará com dinheiro?
Acho que vai comprar uma casa, investir e, principalmente, ajudar as pessoas. 

13/03/2017 - 12:00

Receba as novidades da Tititi em seu e-mail! Cadastre-se abaixo:

*preenchimento obrigatório

Conecte-se

Revista Tititi