Guilherme & Santiago festejam 20 anos de muito sucesso pelo país

Os maninhos goianos celebram a trajetória cheia de vitórias com DVD acústico

Guilherme & Santiago festejam 20 anos de muito sucesso pelo país | <i>Crédito: Gabriel Wickbold/Divulgação
Guilherme & Santiago festejam 20 anos de muito sucesso pelo país | Crédito: Gabriel Wickbold/Divulgação
Manter-se por duas décadas nos palcos do Brasil inteiro e ter no repertório inúmeros sucessos, como Tá Se Achando, E Daí?, Pindaíba, não é para qualquer um. Mas a dupla Guilherme & Santiago conseguiu esse feito e muito mais. Apesar de terem ouvido muitos “nãos” no início da carreira, os irmãos goianos, de 47 e 40 anos, nunca desanimaram. E, com amor à música, construíram uma trajetória irretocável que contou, inclusive, com um programa de TV, o Terra Nativa, comandado por eles de 2007 a 2009, na Bandeirantes. 
Para comemorar tantas conquistas, Guilherme e Santiago estão lançando o DVD Acústico 20 Anos, com direção- geral de Marcos Araujo. “Até o momento, acho que continuamos sendo vitoriosos. Valeu a pena desde o início, quando escutei pela primeira vez nossa música no rádio. É uma trajetória de muitas lutas, vitórias e amor à música”, relata Guilherme. 
Santiago vai além: “Hoje me sinto mais experiente e exigente também em termos de som, gosto. A gente vai aprimorando”.

TITITI – Qual a sensação de estar nos palcos há tanto tempo e mantendo o mesmo êxito junto aos admiradores?
Santiago – Engraçado, porque quando começamos a cantar não tínhamos a pretensão de fazer isso como profissão.  Era muito normal nos reunirmos na casa de familiares e amigos para cantar. E hoje, depois de 20 anos, a gente vê que é uma das maiores e melhores sensações que o ser humano pode ter: o reconhecimento do público. 

Na longa trajetória, qual foi a maior dificuldade e maior felicidade?
Guilherme – Acho que a maior dificuldade, hoje, é conseguir músicas boas, que façam a diferença e que continuem tocando durante mais 20 anos.  E a maior felicidade é de poder comemorar duas décadas de carreira, fazer com que nossas canções sigam andando bem. Dificilmente os novos artistas, depois da nossa geração, completarão esse tempo de estrada. Atualmente, em boa parte dos casos,  o pensamento dos artistas é ser famoso, e não fazer arte.

O significado de fama pra você:
Guilherme – A consequência do resultado positivo, do nosso trabalho, nada mais do que isso. Se a gente não acerta, não mantém esse sucesso. 

E como está este DVD, Acústico 20 Anos?
Santiago – Como ele é comemorativo, fizemos uma releitura das músicas que mais marcaram nossa carreira. São 13 regravadas e o restante é inédito. Pedimos para fãs e radialistas nos ajudarem nessa escolha. 

Verdade que a mãe de vocês (Eurides Cardoso de Sousa, a Lidinha) teve grande influência nessa parceria?
Santiago – A gente foi criado em volta de música sertaneja. E ela canta comigo até hoje, posto vídeos na internet... e ela se emociona sempre. Portanto, teve o dedo da minha mãe, sim, e tem até hoje. Ela canta por hobby, por alegria.

Olhando pra trás... Mudaria algo no lado profissional e no pessoal?
Santiago – (Risos) No profissional, não, porque é uma profissão prazerosa, abençoada por Deus. A única coisa que me arrependo é não ter curtido muito minhas filhas mais velhas. Naquela época, eu estava muito na estrada. Já a caçula até que consegui curtir mais (Santiago é casado com Roberta Rosa e tem Nicole, 17, Bruna, 12, e Manoela, 8. Guilherme é casado com Ana Paula Goes e tem Bárbara, 23, Herickson Júnior, 19, e João Guilherme, 3). 

Como é a relação com o Guilherme?
Santiago – Além do profissionalismo, a gente se respeita bastante, né? Fomos criados no chicote na época (risos). Minha mãe era muito brava! Assim, fomos aprendendo a respeitar um ao outro. E tem que respeitar, mesmo, acima de tudo. 

O maior prazer da vida? 
Santiago – Viver bem com muita saúde e Deus no coração, sempre.
Guilherme – Continuar acertando nas nossas músicas. 

Falem mais de seus defeitos, qualidades...
Santiago – Ah, defeito... Sou muito pontual em tudo. Se a pessoa atrasou,  já fico estressado, pois detesto deixar alguém esperando (risos). Sou muito metódico com horário. E qualidade... tenho o coração muito aberto. Se você me conquistou, dorme na minha casa, é bem-vindo... E tenho mania de cozinhar para meus amigos. Adoro!
Guilherme – Sou atrasado por natureza (risos). Já a tranquilidade é minha maior qualidade, com certeza. 

Nunca pode faltar no seu dia...
Santiago – Música, pimenta e café (risos).  Sou muito viciado em pimenta, tenho até plantação em casa. Goiano gosta mais de comida apimentada, né? Ando com pimenta no bolso (gargalhadas).

Apesar de ter conquistado tanta coisa, o que ainda deseja?
Santiago – Continuar dando conforto para minha mãe. Ela sofreu bastante para nos criar, foi mãe solteira. Nosso pai se separou dela quando eu tinha 3 anos. Portanto, ela foi pai e mãe a vida inteira. O mínimo que posso dar a ela é conforto por tudo que  já fez por nós dois e pela família. 
Guilherme – Quero continuar com bons shows, espetáculos e boa música. 

07/12/2016 - 14:48

Receba as novidades da Tititi em seu e-mail! Cadastre-se abaixo:

*preenchimento obrigatório

Conecte-se

Revista Tititi