Recomeço: Em nova fase, Xand garante: 'Fui abraçado ainda mais pelos fãs!'

Vocalista do Aviões do Forró comenta rotina da banda após saída de Sol Almeida

Xand e Sol Almeida dividiam os palcos desde a formação do Aviões | <i>Crédito: Marcelo Sa Barretto/Agnews
Xand e Sol Almeida dividiam os palcos desde a formação do Aviões | Crédito: Marcelo Sa Barretto/Agnews
No ano passado, a cantora Solange Almeida, que dividia os palcos com Xand Avião nos shows do Aviões do Forró, anunciou que iria seguir carreira solo. A notícia caiu como uma bomba para os fãs do grupo, mas não para Xand, parceiro de Sol desde 2002, quando a banda foi formada. Durante o período de desligamento da cantora, diversas notícias saíram na imprensa dando conta de que a amizade de anos estava abalada com o rompimento. Informações negadas pelo cantor. Contudo, ao sair do Aviões, Solange levou consigo alguns integrantes e, por conta disso, a banda teve de se reinventar e buscar novos profissionais para compor as lacunas deixadas pelos músicos que saíram. O desafio foi grande mas, recentemente, Xand pôde conferir o resultado do árduo trabalho feito nos últimos meses para reestruturar a Aviões, que acaba de bater a marca de 2 milhões de downloads após dois meses de lançamento do álbum, No Comando!

TITITI – Você fez no mês passado o primeiro show do Aviões sem a Sol. Como foi essa experiência? 
Xand Avião – Fizemos e foi incrível! O CTN (Centro de Tradições Nordestinas) é o berço do forró em São Paulo. Sempre nos sentimos em casa quando estamos lá e não foi diferente desta vez. Foi o primeiro show completo com os novos músicos e eles mandaram superbem. É uma banda jovem, completamente nova e são todos muito bons!

TITITI – Como tem sido a reação dos fãs com a saída dela? 
O público do Aviões está mais carinhoso comigo do que em todos os anos de banda, o que é curioso e tem sido muito especial! É como em um time de futebol: mesmo quando sai um jogador, a gente continua na torcida. Tem sido assim com o Aviões, graças a Deus.

TITITI – A Sol levou alguns membros do Aviões para trabalhar com ela. Ficou chateado com isso? 
Às vezes, a imprensa acaba publicando notícias não tão bem apuradas, sem antes nos ouvir. Eu que sempre cuidei da parte musical do Aviões, na verdade, da escolha do repertório etc. Então, para Solange ter ao lado dela músicos experientes vai ser bom para ajudar com essa parte. Já o Aviões está com uma banda nova, com músicos muito jovens e muito talentosos escolhidos um a um por mim e pelo Carlos Aristides, empresário e produtor musical. É um time de talento, que já deu certo!

TITITI – Acha que é mais fácil tentar uma carreira solo ou permanecer em um grupo que perdeu um membro importante? 
Posso falar da minha parte, e ter continuado no Aviões está sendo maravilhoso! Fui abraçado ainda mais pelos fãs e começamos essa nova fase com o pé direito.

TITITI – A amizade ficou abalada? 
Nem um pouco. Sol e eu somos amigos pessoais, sou padrinho da filha dela, e sempre torcemos um pelo outro.

TITITI – Existe a possibilidade de entrar um(a) vocalista no lugar dela? 
Não. O Aviões construiu uma história bonita com Sol e Xand, não tem como colocar outra pessoa nesse lugar.

TITITI – Você mudou radicalmente o visual. Como foi colocar o balão gástrico (para emagrecer) no ano passado? 
A adaptação é um pouco chata, me senti um pouco mal no começo porque precisei mudar completamente a alimentação, ir mais devagar. Mas, alguns dias depois, já estava tudo certo. O balão é temporário, ajuda a emagrecer por um período, mas depois é retirado. Aí é importante manter a reeducação alimentar para não voltar com o peso.

TITITI – Está fazendo dieta e musculação? 
Mantenho uma alimentação mais saudável, sim, e de exercícios, faço pedalada (futebol).

TITITI – Qual foi o motivo da mudança? 
É sempre bom mudar o visual, né? Estou mais bem disposto, melhor de saúde. Ela foi bem positiva em todos os sentidos.

TITITI – A procura por shows continua bombando? 
Sim! Anda muito bem, graças a Deus!

TITITI – Como é a rotina da banda? 
De estrada, fazendo shows pelo país. Quando não estamos viajando, estamos trabalhando nos projetos, lançamentos, escolhendo repertório...

TITITI – Você tem quatro filhos, certo? 
Sim! Águida, 16 anos, Adryan, 13, Enzo, 9, e Isabella, 5.

TITITI – Algum deles pretende seguir seus passos ou investir na carreira artística? 
O Enzo diz que quer ser cantor e jogador de futebol. Já disse que ele precisa escolher um ou outro, porque os dois ao mesmo tempo não dá (risos)!

TITITI – O Aviões continuará no forró ou terá alguma mudança no estilo musical? 
Continuamos no forró, com certeza! Temos muito orgulho de sermos um dos responsáveis por levar o ritmo para onde ele sempre deveria ter estado: em toda as classes, todos os lugares. Com certeza, temos muitas novidades pra essa nova fase, uma pegada mais swingada nos shows... E vamos continuar nessa missão!

TITITI – Tem previsão de lançamento de novas músicas ou CD? 
No dia 24 de março, lançamos nosso EP com quatro músicas inéditas, pela Som Livre. É um material completamente digital, lançado no dia do meu aniversário. Não poderia ter presente melhor! No dia 10 de abril, gravamos novo clipe, que deve ser lançado em maio. O CD está previsto para maio também e, em julho, depois das festas de São João, vamos gravar um DVD de comemoração de 15 anos do Aviões. Ainda estamos escolhendo a cidade, mas já posso adiantar, não será no Nordeste.

13/06/2017 - 07:17

Receba as novidades da Tititi em seu e-mail! Cadastre-se abaixo:

*preenchimento obrigatório

Conecte-se

Revista Tititi